O deputado Arthur Lira (PP-AL) foi eleito no primeiro turno novo presidente da Câmara dos Deputados. Ele teve 302 votos, e comandará a Casa pelos próximos dois anos. 503 deputados votaram.

Em seu primeiro pronunciamento como presidente, Lira agradeceu pelos mais de 300 votos recebidos e discursou em pé para, segundo ele, honrar todos os parlamentares presentes. “Estou de pé, depois de eleito, ao lado desta cadeira do presidente ainda vazia, em homenagem a todos os presentes de todos os partidos”, disse.

O novo presidente pediu um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da Covid-19 e afirmou que é preciso atravessar a pandemia com uma atuação harmônica dos poderes sem abrir mão da independência.

“Precisamos urgentemente amparar os brasileiros que estão em caso de desespero econômico; analisar como fortalecer nossa rede de proteção social; vacinar, vacinar e vacinar a população; e buscar o equilíbrio das contas públicas”, disse Arthur.

O novo presidente da Câmara disse que vai buscar o diálogo com todos os parlamentares e com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para definir uma pauta emergencial a ser analisada com prioridade pelas duas casas.

“Chego aqui como um nordestino que nunca esqueceu as suas origens e tem compromisso em deixar um Brasil melhor como encontrou, mais desenvolvido e mais humanizado”, completou.

Em seguida, Lira anunciou que conduzirá a apuração dos votos para os demais membros da Mesa Diretora nesta terça-feira, 02.

Natural de Maceió (AL), advogado e agropecuarista, Lira está em seu terceiro mandato como deputado Federal. Antes exerceu os cargos de deputado estadual (AL) e vereador, em Maceió. Atualmente é o líder do PP na Câmara.

Fonte: F5News