O Capital do Sertão conquistou duas premiações na 10ª edição do Prêmio Setransp de Jornalismo. Em solenidade virtual realizada nesta terça-feira, 21, o site conquistou o 2º e 3º lugar em duas categorias da premiação do Sindicato das Empresas do Transporte Coletivo, com a matéria: “A importância das faixas exclusivas para trabalhadores que utilizam o transporte público”.  

A reportagem foi produzida pela jornalista Egicyane Lisboa, fotografia de Sara Palma e edição e captação de imagens para o vídeo reportagem, Victor Santiago. Publicada em novembro, o trabalho mostrou os benefícios da implantação das faixas exclusivas para os trabalhadores que utilizam o transporte público e as diversas vantagens para economia, meio ambiente e mobilidade urbana.

Matéria vencedora na categoria “Texto Reportagem”. Egicyane isboa

O Site acompanhou de perto a rotina de Flávia Sobral Rodrigues, de 43 anos, graduada em Serviço Social e atualmente trabalha como assistente de enfermagem, nível I, que mora na região metropolitana de Aracaju. Conseguimos vivenciar que por mais que Aracaju seja pequena, com pouco mais de 181 quilômetros quadrados, o número de carros e os engarrafamentos fazem qualquer lugar se tornar distante. Quanto mais veículos nas ruas, maior o estresse, e o número de poluentes prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.

Após uma apuração, conseguimos perceber a importância das faixas exclusivas na vida de trabalhadores que utilizam o transporte público, assim como Flávia Sobral. As faixas disponibilizadas em Aracaju, garantem agilidade na condução do percurso que ela precisa fazer de casa até o trabalho e não enfrenta a disputa entre os carros e o transporte coletivo.

A reportagem do Site Capital do Sertão venceu nas categorias ‘Texto Reportagem’ e ‘Melhores Fotos’. No total foram mais de 55 concorrentes dos principais veículos de comunicação do estado.

Foto vencedora da Categoria “Melhores Fotos”. Sara Palma

“O prêmio Setransp há anos vem demostrando o reconhecimento e valorização da imprensa sergipana, que diariamente noticia a importância, dificuldades e inovações do setor de transporte público de Aracaju. Conquistá-lo em duas categorias numa única edição é muito significativo para o Capital do Sertão que tem apenas nove meses de existência e já se destaca entre os veículos de comunicação de Sergipe e principalmente do interior do estado. É uma grande vitória e demonstração que estamos indo pelo caminho certo, já que o site, tem como proposta um jornalismo mais regional (notícias do alto sertão sergipano), inovador e comprometido com a veracidade e a noticiabilidade para todos que se informam através do nosso portal”, pontuou Egicyane Lisboa.

Já a fotografa baiana de apenas 20 anos, Sara Palma, que já ´´é destaque em Sergipe com suas fotografias, ressaltou a importância de uma premiação como esta. “Além de noticiar fatos importantes e demostrar as dificuldade diárias enfrentadas pelo setor das empresas de transporte público e dos trabalhadores que utilizam esse serviço, fotografar o dia a dia do trânsito de Aracaju e demostrar a importância das faixas exclusivas e ser premiada por isso, não tem palavras para definir tamanha felicidade. Obrigada Setransp pela realização deste prêmio e por valorizar todos os profissionais da comunicação”, disse a fotografa.