O estado de Sergipe deve ser atingido por fortes pancadas de chuvas nas próximas 48h. O alerta foi emitido nesta terça-feira (16), pelo Centro de Meteorologia de Sergipe (CMS). Segundo o boletim de alerta, as chuvas devem atingir entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40-60 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

“Nós temos condições, a partir de hoje (16), até o dia 18, de instabilidades convectivas devido a alterações do sistema Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS), que chegam pelo Sul passando pela Bahia, atingindo Sergipe pelas zonas de convergências tropicais e deve entrar uma condição de chuvas intensas e trovoadas nesse período”, explica o meteorologista da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), Overland Amaral.

De acordo com o meteorologista, as precipitações acima de 50 mm podem atingir as regiões Agreste, Alto Sertão nas próximas 24h e, ao longo do período, até o dia 18, a região Centro Sul, Grande Aracaju, todo Litoral Sul e parte Central do estado.

Overland diz ainda que as instabilidades devem atuar no período da manhã com mais intensidade nas áreas litorâneas e, a partir do fim da tarde, podem se deslocar para a região Oeste. Apesar das chuvas variarem entre de 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em algumas regiões. A recomendação é evitar eventuais áreas de alagamentos e observar alteração nas encostas.

A Defesa Civil do Estado já está em alerta e orienta que a população evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada nos horários de temporal. Informações mais detalhadas podem ser solicitadas  à Defesa Civil, através do telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Com informações da ASN e F5News