O Coletivo de Saraus de Sergipe, criado no final de 2018, traz uma nova ótica para os movimentos que ocorrem nos diversos municípios do nosso estado. Esse Coletivo busca desconstruir a falsa ideia de que a cena sergipana sempre tem seu lugar de fala vindo da capital e sem representatividade das demais cidades. 

Assim, esse espaço se consolida através de discussões sobre políticas públicas culturais, fortalecimento da cultura, fomento aos movimentos, trabalho com debates de ressignificação e organização de ações integradoras.

Diante da caminhada, os/as participantes do Coletivo começaram a pensar em uma ampliação da ação, buscando fazer uma maior integração dos movimentos alternativos do estado, criando o I Intercâmbio Cultural da Sergipanidade a ser realizado neste sábado, 29/05/21, com transmissão via canal do YouTube, Sertão na Arte, às 17h.

Nesta edição, haverá a participação dos seguintes movimentos:

 *Sarau do Coreto – Simão Dias

*Sarau no Coreto – Monte Alegre de Sergipe 

*Grupo História da Música – Propriá 

*Sarau da Caixa D’água – Lagarto

*Coletivo Cayêras – Japaratuba 

*Co-verso – Tobias Barreto 

*Casa Cultural – Nossa Senhora do Socorro

*Sertão na arte – Nossa Senhora da Glória

Além dessas representações, o Coletivo foi abraçado por promotores (as) de cultura de outros municípios, tais como: Aracaju, Estância e Tobias Barreto. Esperamos integrar muito mais para fazermos uma rota cultural de norte a sul e de leste a oeste de Sergipe.

Convidamos todos/todas a acompanharem esta ação coletiva em prol da cultura sergipana no sábado e a participarem do Coletivo representando o seu espaço alternativo.

Por: Carlos Alexandre N. Aragão, Membro do Coletivo