Diante da baixa procura entre os grupos prioritários, a vacina contra a gripe passa a ser disponibilizada para a população geral a partir desta sexta-feira (9).

Em Sergipe, pouco mais de 407 mil doses do imunizante que protege contra o vírus Influenza foram aplicadas. O número corresponde a 51% da população alvo. A meta era vacinar quase 776 mil sergipanos nas três fases. Os dados constam na plataforma de monitoramento do Ministério da Saúde.

O Ministério da Saúde recomenda que quem está prestes a ser vacinado contra a covid-19 tome primeiramente o imunizante contra o novo coronavírus. Feito isso, é necessário esperar por, no mínimo, 14 dias para se vacinar contra a gripe. 

Segundo as orientações sanitárias, para receber a vacina basta comparecer a um posto de saúde portando caderneta de vacinação e documento com foto. Não ter a caderneta de vacinação em mãos não é impeditivo para tomar as vacinas ofertadas pelo Ministério da Saúde, mas é necessário ter o cadastro no SUS, que também pode ser feito durante o atendimento. A população que ainda não estiver pré-cadastrada no PNI ou no sistema do SUS pode realizar o procedimento pelo aplicativo Conecte SUS, disponível para as plataformas iOS e Android.