O governo de Sergipe decidiu reduzir o toque de recolher, que passará a vigorar apenas às sextas e sábados, das 22h às 5h do dia subsequente. Esse foi um dos pontos tratados durante a reunião do comitê técnico científico, na tarde desta quinta-feira (15).

Durante a reunião, também foi estabelecido o retorno ao trabalho presencial de servidores públicos a partir do próximo dia 19, em expediente regular. Idosos e pessoas que integram grupos de risco retornarão 21 dias após a segunda dose de vacina.

O governo definiu ainda que parques, circos e similares, incluindo os shoppings, terão o limite de ocupação ampliado para 50% da capacidade do espaço. As deliberações devem ser publicadas no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (16). 

Com a redução da ocupação dos leitos hospitalares nas últimas semanas, o governo estadual ampliou a flexibilização das restrições sociais em todo o território sergipano. O Estado registrou diminuição na média diária de novas internações, que chegou ao menor patamar desde fevereiro de 2021.

Nas última duas semanas, Sergipe registrou uma queda de 36% nas internações de pacientes com covid-19, sendo -32% na rede pública e -43% nos hospitais privados.

Já o registro de novos casos está no menor patamar desde novembro de 2020. 

A taxa de transmissão da covid-19 em Sergipe está em 0.75 há 33 dias, de acordo com monitoramento da PUC-Rio. O dado indica que 100 pessoas contaminadas transmitem a doença para outras 75 pessoas. A manutenção desse indicador abaixo de 1 representa a desaceleração da pandemia.