As novas restrições para controle da covid-19 em atividades sociais, adotadas pelo governo de Sergipe neste mês de fevereiro, entram em vigor nesta segunda-feira (7). As regras terão duração inicial de 30 dias, mas podem ser revistas ou prorrogadas no decorrer do mês, de acordo com o cenário epidemiológico do estado.

As medidas foram estabelecidas pelo Comitê Técnico que monitora a pandemia, após o avanço dos casos de covid-19 no mês de janeiro, em meio à rápida disseminação da variante ômicron, ainda que com números menores de internações e óbitos em relação aos anos anteriores. 

Confira os principais pontos do Decreto válido até 7 de março:

Entre os dias 7 e 21 de fevereiro, o limite máximo de capacidade de pessoas em eventos é de 2.000 em ambientes externos e 1.000 em ambientes internos. A partir do dia 22 de fevereiro até o dia 7 de março, o limite passa a ser de 1.000 pessoas em ambientes externos e de 300 pessoas em ambientes internos.

Para todo o período, os eventos de lazer coletivo só serão permitidos em municípios que tenham atingido pelo menos 75% da população imunizada com a 2ª dose.

Nos eventos a partir de 200 pessoas em ambientes internos e de 300 pessoas em ambientes externos, só será permitido o acesso de pessoas que tenham recebido a 1ª dose e a 2ª dose ou a dose única do imunizante contra a Covid-19, ou que apresentem teste antígeno ou RT-PCR de Covid-19 negativo realizado com no máximo 48 (quarenta e oito) horas de antecedência do evento.

As autorizações que já tenham sido concedidas pela Secretaria de Estado da Saúde precisam ser reavaliadas pela pasta.