Dos 48,2 mil sergipanos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 22% não fizeram a prova neste domingo (21), primeiro dia de provas, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O índice é menor do que a média de abstenção nacional, que ficou em 26%.

Neste ano, as provas foram aplicadas em 34 municípios sergipanos, onde foram instalados 188 locais de prova para aplicação do formato impresso. O Enem digital teve seis locais de aplicação apenas em Aracaju, e registrou um percentual de ausência de 41,9% dos 911 candidatos inscritos no estado.

No primeiro dia do Enem 2021, os estudantes fizeram as provas de redação, linguagens e ciências humanas. O exame segue no próximo domingo (28), quando serão aplicadas as provas de matemática e ciências da natureza. 

Segundo o Inep, os dados apresentados são preliminares. Ainda não há um balanço de quantos estudantes tiveram intercorrências de aplicação, como falta de luz. Esses estudantes terão direito a reaplicação da prova, que será nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022. O período para pedir a reaplicação é de 29 de novembro a 3 de dezembro.

O Enem seleciona estudantes para vagas do ensino superior públicas, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e serve de parâmetro para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados também podem ser usados para ingressar em instituições de ensino portuguesas que têm convênio com o Inep.