A Secretaria de Estado da Saúde (SES) começou a divulgar, o número de pacientes com covid-19 à espera de um leito em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A medida atende a uma recomendação dos Ministérios Públicos Federal, Estadual e do Trabalho.

Conforme o boletim da SES, existem 52 pessoas aguardando regulação para um leito de terapia intensiva na rede sergipana, sendo 41 em hospitais públicos e 11 em unidades privadas.

O acesso à vaga é definido em uma central da Secretaria que recebe a solicitação da equipe médica e classifica o risco, através de informações sobre as condições clínicas, exames complementares e diagnóstico médico do paciente. 

Na terça-feira, 06, Sergipe tem 825 pacientes internados com covid-19, um dos quantitativos mais elevados já registrados desde o começo da pandemia. Nos hospitais vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS), há 227 vagas de UTI geridas pelo Estado. 

Já a ocupação dos hospitais públicos chegou a 95,6% nesta terça-feira para a UTI e a 72,3% nas vagas da enfermaria. A situação dos hospitais privados é mais delicada. Atualmente, operam acima da capacidade e a média de ocupação está em 101% na UTI e 98,7% na enfermaria.