O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta quarta-feira (1º), os gabaritos oficiais e os Cadernos de Questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, das versões impressa e digital. O participante deve acessar os materiais no portal do Inep.

Também foram divulgadas as provas acessíveis, aplicadas a quem teve direito a atendimento especializado. O participante deve ficar atento ao conferir o gabarito relativo à cor, ao número e ao formato da prova realizada em cada domingo de aplicação.

No primeiro dia, os participantes resolveram itens de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, além de escreverem a redação, com o tema “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. No segundo dia, as provas foram de ciências da natureza e suas tecnologias, e de matemática e suas tecnologias. 

Os resultados do Enem 2021 serão publicados no dia 11 de fevereiro de 2022. Para os “treineiros” — inscritos da 1ª ou da 2ª série do ensino médio que realizam a prova para testar conhecimentos —, o boletim individual será publicado 60 dias após a divulgação dos resultados do exame.

Em Sergipe, 48.207 mil candidatos se inscreveram para o Enem 2021. Desse total, cerca de 25% não compareceram no segundo dia de provas. Já na versão digital, a ausência foi de 45,7% dos 911 inscritos. 

Questão anulada 

Uma questão da prova de matemática foi anulada, o que, segundo o Inep, não compromete o processo de estimação da nota dos participantes. A questão sobre Copa do Brasil não possuía entre as opções uma resposta correta. O item apareceu na prova azul como questão 138; como 155 da prova cinza, como 178 da prova amarela, 157 da prova rosa e 178 das provas Laranja e Verde.