A noite do último domingo, 03/10/21, ficará marcada na memória e nos anais da história de Monte Alegre de Sergipe e do Povoado Baixa Verde. Nesta noite, ocorreu a 2ª edição do Festival de Poesia Falada da Baixa Verde (FESPOFABV). Esse tipo de evento ocorria de modo regular há muito tempo atrás, mas com o passar dos anos a tradição foi sendo quebrada. Hoje, registramos a permanência de três Festivais de Poesia Falada em nosso estado, nos municípios de Estância, Japaratuba e Propriá. Sendo o de Estância inspiração para uma das idealizadoras do projeto “De Mãos Dadas com a Poesia”, Maria Eduarda, desenvolvido na Escola Municipal Antônio Barbosa do referido povoado, criar, junto a outros jovens, este Festival. Diga-se de passagem, ele veio para ficar. Em 2019, ocorreu a primeira edição do FESPOFABV, mas devido à pandemia não foi possível realizá-lo em 2020.

Nesta edição, o Festival recebeu inscrições de pessoas de diferentes lugares, sendo textos de Poetas em Geral, tais como: Aquidabã, Carira, Monte Alegre de Sergipe, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora Aparecida, Porto da Folha, São Cristóvão, Bahia, Vitória – ES, Estância, Itabaiana e Capela. Vale ressaltar que o Festival é dividido em duas categorias: Poetas do Ensino Fundamental e Médio e Poetas em Geral, mas por não haver as aulas presenciais só foi contemplada a categoria “Poetas em Geral”.

O evento contou com o apoio da Lei Aldir Blanc que foi implementada pela Prefeitura Municipal de Monte Alegre de Sergipe e a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo com comando da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo. 

Durante o evento houve apresentação musical do artista Jhony Santos com um repertório eclético.

Em uma noite regada por declamações realizadas pelos(as) finalistas ou intérpretes, através de vídeos, ficamos conhecendo as ganhadoras. 

1º Lugar – CONSUELO PAGANI VIEIRA MACHADO – Vitória-ES – NAS ASAS DA POESIA

2º Lugar – JOSEANE DIAS SOARES – Estância-SE – EM MAIS UM DIA DE PANDEMIA

3º Lugar – MARIANE FERREIRA DE ANDRADE – Povoado Segredo – Aquidabã-SE – ORGULHO DE SER NORDESTINO

INTÉRPRETE – ANDERSON MARTA VALFRÉ – NAS ASAS DA POESIA

Em um espaço acolhedor, autoridades e amantes das letras se reuniram para acompanhar as apresentações. Dentre elas destacamos Marinez Silva Pereira Lino, Prefeita Municipal; Antônio Gomes, Vice-prefeito; vereadores Ariosvaldo Dantas, Jailson Nunes e Robson Soares; José Correia Filho, ex-prefeito; Aliny Kelly Amorim Santana, Secretária Municipal de Educação; Matheus Borges, ex-secretário municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo; Lucas Lamonier, escritor e vice-presidente da Academia Gloriense de Letras; moradores da comunidade; professoras (Geilza e Maria José) e funcionários da Escola Municipal Antônio Barbosa, dentre outras pessoas.

É no caminho do esperançar que seguimos e convidamos cada um a apoiar e seguir junto conosco.  Vida longa ao FESPOFABV!

Por: Carlos Alexandre N. Aragão, Coordenador do Festival

Confira as fotos deste grande dia.