WhatsApp, Instagram e Facebook enfrentam instabilidade desde o início da tarde desta segunda-feira (4). Usuários de todo mundo foram afetados pelo problema. A informação foi confirmada pelo site Down Detector.

Na versão web, a mensagem de erro exibida é “5xx Server Error”. Algumas pessoas veem o texto “Conectando ao WhatsApp”. Já nos apps para celular, ao tentar mandar um conteúdo, apenas o símbolo do relógio é exibido, indicando que a conversa não foi enviada.

Segundo o Down Detector, o pico de reclamações acontece a partir das 12h30 no horário de Brasília.

O gráfico mostra uma perspetiva dos relatórios de problemas enviados durante as últimas 24 horas, em comparação com o volume habitual de relatórios por hora do dia. É comum serem comunicados alguns problemas ao longo do dia. O Downdetector apenas comunica um incidente quando o número de relatórios de problemas é significativamente superior ao volume habitual a essa hora do dia.

No Twitter, usuários também reportam o mau funcionamento do app de mensagens e também a queda do Instagram e Facebook. O tema já figura entre os assuntos mais comentados do momento.