O deputado Georgeo Passos (Cidadania), lamentou na sessão mista da Assembleia Legislativa de Sergipe, a falta de leitos nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) na rede pública, que segundo boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, está em 99, 6%.

“Praticamente não temos mais leitos de UTI e ontem a fila era de 60 pacientes aguardando uma vaga. É imprescindível abrir vagas nos hospitais regionais de Itabaiana e de Nossa Senhora da Glória, que já foi prometido. Lógico que a população precisa fazer a sua parte, colaborar e entender que nesse momento devemos seguir os protocolos, mas o cenário se agrava”, alerta.

Georgeo Passos acrescentou que jma das soluções é a vacinação. “Que as vacinas possam o quanto antes, chegarem e também segundo dados da própria Secretaria da Saúde, recebeu do Governo Federal, 566 mil doses para aplicação da 1ª e já foram distribuídas com os municípios e já foram entregues pela Secretaria 269 mil 412 para a 2ª dose. Mas o que me chama a atenção é que das 566 mil doses, só foram aplicadas 471 mil. Ou seja, temos 95 mil doses a serem aplicadas na primeira vacinação. A gente precisa entender o que está acontecendo, pois os hospitais estão cada dia mais lotados e estamos perdendo muitas vidas”, lamenta acrescentando não saber porque os municípios não conseguem acelerar a imunização.

“Muitos estados a exemplo da Bahia e de Pernambuco, estão avançando para outras faixas etárias, mas Sergipe caminha muito lentamente. Quanto à 2ª dose, só foram aplicadas 194 mil, das 269 que foram entregues, claro que temos o prazo em alguns tipos de vacina. mas é preciso haver algum tipo de ajuste, pois os hospitais estão superlotados, pessoas sendo intubadas e hoje não tem leitos de UTI na rede pública a disposição da população”, reitera.

Fonte: Alese