O governo de Sergipe decidiu nesta quinta-feira (17) autorizar a abertura de lojas do centro comercial de Aracaju, demais municípios da Região Metropolitana, Estância, Lagarto e Itabaiana, aos sábados. Essa foi uma das deliberações da reunião do comitê técnico científico que monitora a pandemia. As informações foram confirmadas junto a fontes do Executivo.

O comitê também decidiu manter os pontos-facultativos dos dias 24 e 29 de junho, dias de São João e São Pedro, mas com a limitação de funcionamento de serviços não essenciais e o fechamento de praias, assim como ocorre aos domingos.

Apesar da mannutenção dos pontos-facultativos, o governo manteve a proibição de realização de eventos no período junino, de natureza pública ou privada, em qualquer ambiente. Apenas as transmissões de shows online, sem a presença de público, não devem ser afetadas. O governo também já tinha definido que o comércio de fogos e fogueiras deve ser disciplinado e fiscalizado por cada município.

O formato do Toque de Recolher não sofreu alterações, continua valendo de quinta-feira a sábado das 22h às 5h do dia seguinte. O governo deve publicar a nova Resolução com as diretrizes de enfrentamento à pandemia no Diário Oficial desta sexta-feira (18).

O funcionamento de shoppings e galerias comerciais aos sábados já estava autorizado, mas havia um pleito dos lojistas do Centro da capital para que eles também pudessem funcionar nos mesmos moldes dos estabelecimentos comerciais das demais áreas.