O governo de Sergipe anunciou a ampliação da dose de reforço para maiores de 18 anos no estado. A vacinação desse público começa a partir do próximo sábado, dia 20, conforme liberação do Ministério da Saúde. 

A população-alvo de Sergipe para a dose de reforço é de 219.138 pessoas, ou seja, o universo que recebeu a segunda dose e tem idade igual ou superior a 18 anos.

De acordo com o último boletim epidemiológico, 110.685 já tomaram o reforço, restando portanto outros 108.453 sergipanos aptos a recebê-lo. A partir do próximo sábado (20), quem tomou a segunda dose há 5 meses pode procurar os locais indicados, para receber o reforço no bojo da campanha de mega vacinação em todo o país, que se estende até o próximo dia 26.

Segundo Ana Lira, enfermeira do Programa de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), apesar do Ministério da Saúde não ter enviado as doses para essa ampliação, o Estado abasteceu os municípios com doses da Pfizer para realizar a campanha.  

“A partir de sábado, todas as pessoas que tomaram a segunda dose há 5 meses podem se dirigir ao posto de vacinação do seu município. A SES ainda aguarda o envio de mais doses pelo Ministério da Saúde, mas temos vacinas suficientes para começar essa ampliação. Não podemos perder tempo”, destacou Ana Lira.

O Ministério da Saúde (MS) divulgou, na última terça-feira (16), a aprovação para dose de reforço da vacina contra covid-19 para maiores de 18 anos. O MS também anunciou a necessidade de segunda dose para quem tomou a vacina da Janssen, que inicialmente era de dose única. 

“Quem vai precisar tomar a segunda dose da Janssen terá que aguardar o envio por parte do Ministério da Saúde. Nesse caso, a segunda dose tem que ser aplicada pela mesma vacina. Não temos em estoque e estamos aguardando as orientações do MS, através de nota técnica”, informou a enfermeira Ana Lira.

Fonte: F5NEWS