O governo de Sergipe autorizou, nesta quinta-feira (29), um novo ajuste no formato do toque de recolher em todo o estado. A partir desta sexta-feira (30), o período de restrição na circulação valerá das 00h às 5h, na sexta e no sábado. Essa foi uma das deliberações da reunião do comitê técnico científico responsável pelas medidas de enfrentamento à pandemia da covid-19. 

A medida já tinha sido antecipada pelo governador Belivaldo Chagas à imprensa pela manhã e foi confirmada agora à tarde pelo colegiado, com base nos indicadores de novos casos, óbitos e internações. “Estamos numa fase boa, mas não pretendo fazer maiores flexibilizações”, disse o chefe do Executivo.

Estabelecimentos comerciais podem funcionar até 23h com limitação na ocupação a 50% da capacidade e respeitando as demais medidas de segurança sanitária, a exemplo da obrigatoriedade do uso de máscara. Shows e eventos sociais de grande porte seguem proibidos. 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou a queda de 35% de novos casos em relação a 14 dias e de 37% no número de internados no mesmo período. Nos leitos de UTI, a redução chegou a 35% e atingiu o menor patamar na rede pública desde dezembro.

Sergipe também acumula sete semanas consecutivas de queda nas internações em UTI da SUS, num percentual de -68%. Já na rede privada, essa redução chega a 80% no mesmo período.

Atualmente, há em média três óbitos por dia, número semelhante ao de novembro do ano passado. Há algumas semanas, Sergipe chegou a registrar cerca de 28 mortes por covid-19 ao dia.

Nos últimos dois dias, Sergipe assinalou a maior redução na média móvel de óbitos do país (-55%), um dado que foi comemorado pelo governador nas redes sociais.

“Estamos no caminho certo, mas não podemos baixar a guarda. Continue seguindo todas as medidas restritivas para que, com o avanço da vacinação, possamos continuar vencendo esta fase ainda tão delicada e voltar à normalidade das nossas vidas”, postou Belivaldo.

Uma nova reunião foi agendada para o dia 12 de agosto. 

Fonte: F5NEWS