O governador de Sergipe Belivaldo Chagas informou que vai decretar o ponto facultativo de carnaval na segunda-feira (28).

A suspensão do expediente para o funcionalismo estadual tinha sido cancelada por conta dos números da covid-19, mas a decisão foi revista pelo Comitê Técnico Científico que monitora a pandemia em função da desaceleração dos registros de novos casos, internações e óbitos nas últimas semanas.

Apesar da decretação do ponto-facultativo, permanecem válidas as diretrizes para realização de eventos estabelecidas no último decreto, que entraram em vigor no dia 22 de fevereiro.

Até o dia 7 de março, os eventos têm limite máximo de capacidade de até mil pessoas em ambientes externos e de 300 pessoas em ambientes internos.

Em eventos a partir de 200 pessoas em ambientes fechados e 300 pessoas em ambientes abertos, somente será permitido o acesso de quem recebeu a 1ª e 2ª doses ou dose única do imunizante contra a covid-19, ou que apresente teste antígeno ou RT-PCR de covid-19 negativo realizado com no máximo 48h de antecedência ao evento. 

Permanece proibida a realização de eventos nos municípios que não atingiram um mínimo de 75% da população imunizada com a 2ª dose, o que significa 58 das 75 cidades sergipanas. Em 35 municípios a vacinação com a D2 do imunizante não atinge nem 70% da população.