A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) retomou o atendimento clínico, cirúrgico, ortopédico e de covid-19 no Hospital Municipal Nestor Piva. A ala atingida pelo incêndio permanece isolada.

Na área exclusiva para pacientes com covid-19, o atendimento será retomado no container, que foi realocado para a área do fundo da Unidade e terá estabilização com cinco leitos, enfermaria com nove leitos e área de observação.

De acordo com a secretária da Saúde, Waneska Barboza, foi realizado uma força-tarefa intensa para reestabelecer o atendimento o mais rápido possível do Hospital Nestor Piva. “Foi realizada vistoria na área não atingida pelo incêndio e autorizado o retorno pela Defesa Civil. O espaço afetado segue isolado e os reparos começam a ser feitos a partir de amanhã, segunda-feira. Aproveito para agradecer todo o empenho dos trabalhadores no salvamento e retomada dos atendimentos”, afirma.

Ainda segundo Waneska, a SMS fez uma rápida articulação para encontrar leitos para a transferência dos pacientes. “Graças ao aumento do número de leitos que fizemos nos últimos meses, foi possível absorver a grande maioria desses pacientes na nossa rede municipal. Devido ao quadro clínico, alguns pacientes precisaram ser transferidos para UTI”, enfatiza a secretária.

Revisão geral

A pedido da Secretaria da Saúde de Aracaju, paralelo ao trabalho de limpeza e de reestruturação da UPA, o Centro Médico do Trabalhador, que administra a unidade, realizou nova inspeção técnica, na manhã de sábado, 29, nas redes elétrica e de gases do prédio, de modo a certificar que as áreas não atingidas estejam em condições de retomar os atendimentos em segurança. Desde a tarde de sexta-feira, equipes realizam os devidos reparos na UPA para viabilizar o restabelecimento dos serviços na unidade.

A Secretaria realiza fiscalizações periódicas na Unidade, avaliando a manutenção predial.

*Com informações da PMA