Quatro mulheres morreram no incêndio que atingiu duas alas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Nestor Piva, localizado na avenida Maranhão, na Zona Norte de Aracaju, nesta sexta-feira (28). Duas delas tinham menos de 60 anos, as outras duas mais de 70.

Uma das vítimas era Nadja Maria Bispo, de 49 anos, que estava internada desde a última terça-feira (25), para tratar de problemas cardíacos. Segundo familiares, ela seria transferida, mas aguardava o resultado do segundo teste da detecção da covid-19.

As outras vítimas são Alenice Tavares dos Santos, de 57 anos, Maurília da Silva Medeiros, de 70, e Lídia Gonçalves Vieira, de 77 anos, que morreu durante a remoção para o Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse).

Sobre o incêndio

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o fogo começou na sala de prescrição médica, que fica ao lado da ala exclusiva para pacientes Covid-19, atingiu esta e ainda a ala Clínica.

A fumaça se espalhou rapidamente e tomou toda unidade hospitalar, que precisou ser evacuada às pressas. Várias equipes envolvendo profissionais da saúde, bombeiros e até familiares dos doentes ajudaram na retirada dos pacientes, que foram colocados do lado de fora do hospital, aos poucos sendo transferidos em ambulâncias para outros hospitais.

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, o trabalho de retirada dos pacientes levou cerca de 30 minutos.