O Janeiro Branco é uma campanha dedicada a estimular o cuidado com a “Saúde Mental”, chamando a atenção dos indivíduos e das instituições sociais para as questões dos universos mentais, emocionais, comportamentais e subjetivos dos seres humanos.


Apesar deste cuidado ser necessário em qualquer época do ano, é no primeiro mês que as pessoas tendem a ter um olhar mais introspectivo, período marcado por decisões significativas e por início de projetos e mudanças de vida.


Segundo Leonardo Abrahão, psicólogo idealizador da Campanha Janeiro Branco: “a humanidade precisa de um pacto pela Saúde Mental em que todas as pessoas se comprometam com a ideia de que ‘todo cuidado conta!’ quando o objetivo é a criação de condições para vidas mais saudáveis e melhores para todo mundo”.


Os fatores que influenciam o nível de saúde mental são diversos e podem estar associado a questões sociais, psicológicas, espirituais, físicas e biológicas, tais como problemas socioeconômicos, o aumento da violência doméstica, perdas repentinas, desemprego, isolamento social, excesso de informações negativas, medos constantes, humor deprimido e ansioso.
Para vivermos em uma sociedade mais agradável e compreensiva, todos precisam cuidar da saúde da mente. Isso porque à medida que cuidamos de nós mesmos, passamos a tratar melhor o mundo e os indivíduos ao nosso redor.


É por isso, que os cuidados com a saúde mental são fundamentais para a qualidade de vida e para a prevenção de doenças. Assim, cuidar do físico-psíquico se torna necessário para uma existência saudável.
Como a Campanha de Janeiro Branco pode ajudar as pessoas?


1 – Colocando os temas da Saúde Mental e da Saúde Emocional em máxima evidência na sociedade.
2 – Construindo, fortalecendo e disseminando uma “cultura da Saúde Mental” na humanidade.
3 – Contribuindo para a valorização da subjetividade humana e o combate ao adoecimento emocional das pessoas.
4 – Contribuindo para o desenvolvimento e a disseminação do conceito de ‘psicoeducação’ entre as pessoas e as instituições sociais.
5 – Contribuindo para o desenvolvimento e a valorização de políticas públicas relativas aos universos da Saúde Mental em todo o mundo.
Saiba mais acessando o site oficial da campanha http://janeirobranco.com.br/