XIII MOSTRA DE ARTES SEM BARREIRAS 20 ANOS – NADA IMPEDE QUE EU SEJA FELIZ

A Mostra de Arte Sem Barreiras iniciará sua programação a partir desta segunda-feira, 20 de setembro de 2021, aqui no Estado de Sergipe. Este ano, a Mostra será de forma híbrida e terá a versão presencial e online. Esse evento tem por objetivo sensibilizar profissionais e comunidade quanto a inclusão e acessibilidade, valorizar a produção artística e promover a inclusão por meio da arte das pessoas com deficiência, difusão e intercâmbio cultural. A Mostra já está na sua XIII edição e esse ano trabalha a temática: “Nada impede que eu seja feliz”.

Sobre Albertina Brasil Santos

Uma pessoa que passou pela terra, trabalhou sempre em prol da arte, e nos últimos anos no Programa Arte sem Barreiras, buscando mostrar a potencialidade da pessoa com deficiencia. Madre Superiora, Assistente Social, Fundadora  da Faculdade de Serviço Social de Sergipe (1954); Idealilzadora e Diretora do Festival de Artes de São Cristóvão, Sergipe, de 1968 a 1973;  Fundadora da Associação Very Special Arts Brasil, em 1990. Diretora adjunta da Fundação Nacional de Arte – Funarte, responsável pela inclusão do Brasil do Very Special Arts, sendo diretora executiva de 1995 – 2004). Faleceu num acidente automobilístico, em janeiro de 2004, em Belo Horizonte. 

Albertina Brasil

Programa De Artes Sem Barreiras

O Programa Very Special Arts Internacional foi criado em 1974 por iniciativa de Jean Kennedy Smith, com o objetivo de difundir e integrar à sociedade, através da expressão artística das pessoas com  deficiência. Em 1990,  O Brasil se afiliou ao VSA,  num contexto nacional de extrema rejeição, incompreensão e ausência de sensibilidade para as questões da pessoa com deficiência. Foi incorporado às atividades da Fundação Nacional de Arte/Funarte/MinC, com o nome de Programa Arte Sem Barreiras, atuando nacionalmente na formação, promoção e integração sócio-cultural, através de comitês estaduais e municipais. Realizando os Festivais Nacionais de Arte Sem Barreiras e  Congressos Nacionais de Arte-Educação e participações em festivais internacionais, sempre enfatizando e priorizando a necessidade da inclusão pela Arte, buscando sensibilizar e superar preconceitos, ampliando o entendimento e o conceito da sociedade sobre o deficiente.

Artes sem Barreiras em Sergipe

O Programa de Artes sem Barreiras acontece em Sergipe desde 2001, com o I Festival Nordestino de Artes Sem Barreiras/FUNARTE; em 2003, com o VII Festival Nacional de Artes Sem Barreiras,II Festival Nordestino; em 2005 com o III Festival Nordestino E I Mostra Nacional  Albertina de Artes sem Barreiras; em 2008, 2010, 2011, 2012, 2013, 2015, 2016, 2018, 2020 e  XII MOSTRA on line em 2021; e com a III Mostra  na Paraíba em 2009, fazendo parte das ações da Associação Luz do Sol e da Federação Nacional de Arte Albertina Brasil  e serve de espaço de mostra das potencialidades artísticas das pessoas com deficiência e/ou sofrimento psíquico, envolvendo artistas, grupos de dança e instituições que desenvolvem ações nessa área em todo o Brasil. São realizados com  Seminários e Oficinas de Capacitação, exposições  de artes visuais, apresentações artísticas incentivando a produção e utilização dos conhecimentos no campo da Arte e Educação, para sensibilizar e aproximar gestores públicos, educadores e profissionais da área das questões da Acessibilidade e Inclusão.

Programação Mostra Albertina Brasil 20 anos

20/09/2021  das 09h às 12h, das 14h às 17h

Espaço Luz Do Sol -N S Gloria – Oficina de Danças Populares/Loló /SE  e Música Tambores do Sertão/Wagner Santos/SE.

Espaço Loucurarte-Aracaju – Oficina de Dança o Corpo conta sua história /Marilene Melo/SP.

 19 horas – Live  canal youtube Cia Loucurarte – Acessibilidade e Inclusão – Arnaldo Godoy/MG,Patrícia Pordeus/PE,Luciano Marques/SP, Celia Diniz/SP,Chrystiane Toscano/AL, RitaMaria Aguiar/RJ,Cristiane Zamaris/SP

21/09/2021  das 09h às 12h, das 14h às 17h

Espaço Luz Do Sol -N S Gloria – Oficina de Danças Populares/Loló /SE  e Música Tambores do Sertão/Wagner Santos/SE.

Espaço Loucurarte-Aracaju – Oficina de Dança o Corpo conta sua história /Marilene Melo/SP.

19 horas – Live  canal youtube Cia Loucurarte – Dança em cadeira de rodas  – Acessibilidade e Inclusão

22/09/21 das 09h às 12h, das 14h às 17h

Espaço Cultural Praça da Juventude -N S Gloria – Oficina de Danças Populares/Loló /SE  , Música Tambores do Sertão/Wagner Santos/SE e Oficina de Dança o Corpo conta sua história /Marilene Melo/SP

Intervenções Culturais – Grupo Tambores do Sertão/SE, Cia Loucurarte/SE, Marjorie Porto/SC e Grupo Portadores de Alergria/RJ.

19 horas – Live  canal youtube Cia Loucurarte – Dança em cadeira de rodas  – Acessibilidade e Inclusão

23/09/21  das 09h às 12h, das 14h às 17h

Espaço Loucurarte-Aracaju – Oficina de Dança  e Musicalidade -Carine Pinheiro/RS  e Oficina de Dança  em cadeira de rodas -Luis Cabral/BA.

 20 Horas; Shoppings –  Intervenções Culturais – Grupo Tambores do Sertão/SE, Cia Loucurarte/SE, Marjorie Porto/SC e Grupo Portadores de Alergria/RJ

24/09/21 das 09h às 12h, das 14h às 17h

Espaço Loucurarte-Aracaju – Oficina de Dança  e Musicalidade -Carine Pinheiro/RS e  Oficina de Dança  em cadeira de rodas -Luis Cabral/BA.

20 Horas; Nossa Senhora das Dores -Concerto pela Vida

25/09/21  das 09h às 12h, das 14h às 17h

Espaço Loucurarte-Aracaju – Oficina de Dança  e Musicalidade -Carine Pinheiro/RS e  Oficina de Dança  em cadeira de rodas -Luis Cabral/BA.

Mercado Central -Aracaju- Intervenções Culturais – Grupo Tambores do Sertão/SE, Cia Loucurarte/SE, Marjorie Porto/SC e Grupo Portadores de Alergria/RJ

20 horas: Concerto pela Vida – Teatro Tobias Barreto/Aracaju/SE

26/09/21  das 09h às 12h, das 14h às 17h

Espaço Loucurarte-Aracaju – Oficina de Dança  e Musicalidade -Carine Pinheiro/RS e Oficina de Dança  em cadeira de rodas -Luis Cabral/BA.

Mercado Augusto Franco – Intervenções Culturais – Grupo Tambores do Sertão/SE, Cia Loucurarte/SE, Marjorie Porto/SC e Grupo Portadores de Alergria/RJ.

Organização

Produtor Cultural: FEDERAÇÃO NACIONAL  DE ARTE ALBERTINA BRASIL

Equipe de produção

Direção Geral:  Manoel Messias de Jesus Cordeiro

Apoio: Alda Valéria, Ana Angélica Santos, Elaine Oliveira, Gicélia Andrade, Marilene Melo/SP , Zélia Santos, Osmário Campos, Clécia Farias, Natasha Cordeiro Millet.

Apoio Audiovisual: João Leão, Michael Sullivans   Selfie & Drones,Faculdade Amadeus,Anderson Moreira

Designer Gráfico: Claúdio   Machado e  Elaine Oliveira

Parcerias:Prefeitura Municipal de Nossa Senhora da Glória, Associação Luz do Sol, Faculdades AMADEUS, PIO DÉCIMO e FARSUL.