Nesta segunda-feira, 1° de março, uma informação pegou a todos de surpresa. Oito idosos do Asilo Rio Branco foram internados com Covid-19. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Os idosos estão no Hospital da Polícia Militar e ainda não há informações sobre o estado de saúde dos internados.

A SMS afirmou que tomou conhecimento de casos suspeitos no Asilo Rio Branco na terça-feira, dia 23, por meio de vias não oficias, quando enviou equipes do Aracaju Para a Vida para avaliar e realizar testes RT-PCR nos idosos e funcionários. Desde então, as equipes têm acompanhado e monitorado, com visitas diárias, inclusive no final de semana.

De acordo com dados liberados pela Prefeitura de Aracaju, entre os meses de janeiro e fevereiro, 104 pessoas foram vacinadas no Asilo Rio Branco entre funcionários e idosos institucionalizados. 54 pessoas receberam a primeira dose e 50 já tomaram a segunda dose. Todos receberam a vacina CoronaVac.

Também de acordo com a SMS, os idosos institucionalizados já receberam as duas doses de CoronaVac, com a segunda dose administrada no dia 8 de fevereiro. Eles ressaltam que, de acordo com o Instituto Butantan, laboratório responsável pelo imunizante, o tempo necessário para proteção pode ocorrer em até um mês após aplicação da segunda dose, destacando que a vacina somente abranda sintomas e diminui risco de complicações.

Por esse motivo, a Secretaria reafirmou a necessidade do uso de máscaras e a manutenção dos cuidados básicos de higienização (como uso do álcool 70), continuam sendo essenciais, mesmo após o recebimento da segunda dose, para todos (idosos e trabalhadores).

Fonte: FanF1