O reconhecimento de uma carreira consolidada e de importantes serviços prestados à sociedade sergipana. O professor do Instituto Federal de Sergipe- IFS,  Wagner Gonzanga Lemos, receberá o Título de Cidadão Sergipano, por iniciativa do deputado Adailton Martins. O Projeto de Resolução nº 47/2021, que concede título de Cidadania Sergipana. 

Nascido em Recife (PE), em 19 de abril de 1978. Filho da professora sergipana Célia Teles Gonzaga e do policial rodoviário federal pernambucano Valdemir Lemos de Oliveira, mora em Sergipe desde 1992. Neste estado, concluiu os ensinos fundamental e médio. Nessa sequência, fez graduação e mestrado na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Posteriormente, ingressou no doutorado na Universidade de São Paulo (USP), onde defendeu com louvor tese sobre Sílvio Romero, autor sobre quem foi seu mestrado.
Desde 2001, atua na docência em Sergipe em colégios da rede privada e pública, faculdades, cursos preparatórios para concursos, vestibulares e ENEM; contribuindo para a Educação sergipana. Nesse sentido, por diversas ocasiões promoveu, em parceria com instituições particulares, atividades beneficentes com arrecadação brinquedos e itens alimentícios. Suas contribuições ao estado, porém, ampliam-se em sua participação na Academia Sergipana de Cordel e no Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe. Outrossim, praticamente todos os trabalhos de sua produção acadêmica tem vínculo com Sergipe.

Foto: Arquivo pessoal. Professor Wagner Lemos

Nesse aspecto, saíram de lavra “Sílvio Romero e José Veríssimo em combate” (desdobramento de sua tese), “Sergipe entre Literatura e História”, bem como trabalhos sobre  Gizelda Morais, Santo Souza, Ofenísia Freire, Tobias Barreto, Laudelino Freire, dentre outros autores e temas sergipanos.

Atualmente, o professor Wagner Lemos é docente efetivo do Instituto Federal de Sergipe, lotado no Campus Itabaiana, onde prossegue em seu trabalho em prol de Sergipe.


E não poderíamos deixar de citar que o professor Wagner Lemos é colunista do Site Capital do Sertão,  onde todas as sextas-feiras os nossos leitores têm a honra de ler e conhecer suas belíssimas produções textuais em forma de crônica.

O reconhecimento de toda sua trajetória, com o Título de Cidadania Sergipana, chega para abrilhantar ainda mais a carreira, além de ser uma homenagem pelo importante trabalho que desempenha na área educacional. 

Por: Egicyane Lisboa DRT/2088-SE