No dia 15 de outubro rendemos homenagens aos/às professores(as) por exercerem uma profissão de grande valor dentro da nossa sociedade. Foi com o sentimento de compartilhamento que a Secretaria Municipal de Educação e a Prefeitura Municipal de Monte Alegre de Sergipe, através da secretária Aliny Kelly Amorim Santana e da prefeita Marinez Silva Pereira Lino, acolheram os/as educadores(as) da rede municipal para celebrarem o dia do Professor com a entrega da obra pedagógica “Lendo e Construindo novas Pontes: caderno de atividade”, fruto de um trabalho de pesquisa realizado a partir do projeto “Monitoria de Leitura e Escrita com Estudantes do Ensino Fundamental Anos Iniciais da Escola Municipal Antônio Barbosa” aprovado pelo Edital FAPITEC/SE/CNPq nº 02/2019 – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior – PIBICjr que envolveu quatro bolsistas, um orientador e uma coorientadora, ambos do Centro de Excelência 28 de Janeiro, que servirá de instrumento pedagógico para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem dos(as) estudantes. 

A obra é composta por Contos, Fábulas e Poemas infantis, acompanhados por uma atividade de desbravamento do texto, cuja função é possibilitar uma compreensão interpretativa, buscando construir a constituição do sujeito no ato de ler e escrever. Essa constituição é muito importante para consolidação da leitura na vida dos (as) estudantes. Tal atitude é contrária ao olhar da leitura como um processo de decodificação.

Professor Carlos Alexandre, orientador e organizador do projeto

O orientador da pesquisa e organizador da obra, professor Carlos Alexandre, evidencia que é preciso tornar os (as) estudantes leitores (as) das palavras e do mundo. O material produzido irá trazer essa colaboração aos sujeitos participes do ensino-aprendizagem da referida rede escolar. Além disso, os/as docentes da rede municipal de ensino poderão usar este material e assim haverá um fortalecimento das relações entre leitores (as) e o texto, envolvendo os (as) discentes nas tecituras das palavras e na claridade das oportunidades.

Esta obra dialoga com a ação do Fórum de Incentivo à Leitura e Escrita de Monte Alegre de Sergipe, organizado pela Plêiade Cavalo-do-Cão em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a sociedade civil do referido município, pois o objetivo é estimular ainda mais que as crianças e jovens monte-alegrenses adentrem mais no universo da leitura e escrita. 

Além do orientador, o material didático contou com a contribuição das bolsistas PIBICjr Dóris Daniele de Melo Duarte, Maria Kaelly de Jesus Santana, Maria Clara Dantas da Costa e Regina da Silva Batista; a coorientação da professora Daiane Vicente Porto Oliveira; as ilustrações do ilustrador, professor e acadêmico Adebaldo Feitosa de Sousa Júnior; diagramação e prefácio do professor, escritor e acadêmico Lucas Lamonier Silva Santos.

A publicação da obra foi uma ação da Prefeitura Municipal de Monte Alegre de Sergipe e da Secretaria Municipal de Educação, com intuito de colocar à disposição dos(as) docentes mais um instrumento que possa ajudá-los (as) no cotidiano da sala de aula, possibilitando assim que os índices educacionais possam melhorar a cada ano avaliativo.  

Autores juntamente com a Secretária da Educação, Aliny Kelly Amorim Santana

O evento contou com a presença dos pesquisadores, da secretária municipal de educação Aliny Kelly Amorim Santana, no ato representando a prefeita municipal, o secretário municipal de cultura, esporte, lazer e turismo, Rafael Bonfim, o vereador Robson Soares, representando o poder legislativo, o acadêmico Lucas Lamonier, a jornalista e idealizadora do site Capital do Sertão, Egicyane Lisboa, diretores(as) e professores(as).

Confira a baixo as fotos desse grande evento:

Fotos: Gisselmo Júnior