Sabe aquela boa e velha história do futebol que diz que – a melhor maneira de responder as críticas é dentro de campo? Pois bem, os times nordestinos que disputam a Copa do Brasil 2021 parecem ter assimilado muito bem essa história.

Depois das falas infelizes do comentarista da Energia 97 Fm (São Paulo) terem viralizado na internet, onde o mesmo se referiu aos times nordestinos como porcaria e a Copa do Nordeste como um lixo; os times nordestinos entraram em campo para disputar a fase dezesseis avos da competição mais democrática do país e mostraram toda a sua força e malemolência.

O resultado? teremos as oitavas de final da Copa do Brasil mais nordestina da história. Ao todo, seis times nordestinos foram classificados.

O CRB eliminou o Palmeiras; o Vitória eliminou o Internacional; o Juazeirense eliminou o Cruzeiro, o Fortaleza passou pelo Ceará, o ABC despachou a equipe da Chapecoense e o Bahia passou pelo Vila Nova.

O Nordeste será a região mais representa nessa fase da competição. Tal fato silencia as opiniões desrespeitosas do comentarista esportivo e respalda o trabalho que os times nordestinos vêm tendo para se tornarem mais organizados e competitivos.

A classificação histórica também demonstra o quanto a Copa do Nordeste tem sido importante para esses clubes crescerem tanto esportivamente quanto financeiramente.

Sendo justa, cito também que esses resultados só foram possíveis devido a magia das copas mata-mata.

Diferente das competições por pontos corridos, as de mata-mata nos permite ver com mais frequência times de menor expressão e menor poderio financeiro batendo de frente com clubes maiores e mais ricos. Nesse tipo de competição a melhor estratégia vence, a zebra é mais comum, e os imponderáveis do futebol se sentem mais à vontade para agir.

Muito obrigada Copa do Brasil 2021 pelas gratas surpresas até aqui, e estamos ansiosos para ver o que vem pela frente.