Apesar de o Estado de Sergipe já ter recebido novas remessas de vacina contra o coronavírus do Governo Federal, e distribuído para todos os municípios sergipanos, a cobertura vacinal segue em ritmo lento. Até o momento, o Estado cumpriu 62,7% referente à aplicação da 1ª dose da vacina, e somente 7% da cobertura da 2ª dose, conforme dados divulgados no site Todos Contra Corona.

Quanto à primeira etapa do Plano Estadual de Imunização, iniciada no dia 19 de janeiro, na qual um dos grupos prioritários é o dos profissionais de saúde da linha de frente, somente 26 dos 75 municípios sergipanos atingiram 100% da cobertura vacinal da 1ª dose para este público. Com relação à segunda dose, apenas dois municípios atingiram mais de 80% da cobertura vacinal dos profissionais da saúde, sendo eles Cedro de São João e General Maynard. Na capital sergipana, apesar de já ter sido aplicado 51,5% da primeira dose nesse público, só foi atingido 0,3% dos profissionais com a segunda dose da vacina.

Os idosos com 60 anos ou mais institucionalizados também entraram como grupo prioritário na primeira fase de vacinação, e 97% já receberam a 1º dose. No entanto, apenas 35,5% receberam a segunda dose até o momento. Os municípios de Itabaiana, Lagarto, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora do Socorro, Propriá, São Cristóvão e Tobias Barreto ainda não iniciaram a aplicação da segunda dose da vacina, apesar de já terem recebido a remessa do governo do Estado. Só estarão imunizados contra o vírus quando receberem as duas doses da vacina.

Nesta quarta-feira (10) foi iniciada a segunda fase do Plano de Imunização, em que os idosos com 90 anos ou mais estão recebendo a primeira dose da vacina. Das 7.107 doses recebidas para essa fase, 1.480 foram aplicadas até ontem, o que significa 21% da cobertura. Aracaju recebeu 1.025 doses e vacinou 50% do grupo prioritário já no primeiro dia.E

No contexto geral, Sergipe já realizou a distribuição de 76.125 mil doses da vacina contra o novo coronavírus, e teve 69% da cobertura vacinal atingida, entre aplicações da primeira e segunda doses. Referente à primeira dose, o Estado distribuiu 52.284 aos municípios e, até então, 32.138 foram aplicadas, o que significa 61% de cobertura cumprida. Com relação à segunda dose, o estado distribuiu 23.841 unidades da vacina, e foram aplicadas somente 1.826, o que significa 8% de cobertura atingida.

Fonte: F5News