A partir desta terça-feira (8) apenas municípios com pelo menos 75% da população vacinada com duas doses podem autorizar eventos e demais atividades sociais em Sergipe. É o que prevê o decreto do governo do Estado com as restrições válidas durante o mês de fevereiro, com ênfase nas festas de carnaval.

Atualmente, dos 75 municípios sergipanos, apenas 13 se enquadram nesse parâmetro (veja lista abaixo). Os dados foram compiladoscom base no balanço mais recente da vacinação divulgado diariamente pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). 

Um boletim divulgado pela Fiocruz no final do ano passado indicava a necessidade de alcançar o patamar de 80% de cobertura vacinal da população total para liberação de eventos.

“A recomendação é de que, enquanto caminhamos para um patamar ideal de cobertura vacinal, medidas de distanciamento físico, uso de máscaras e higienização das mãos sejam mantidas e que a realização de atividades que representem maior concentração e aglomeração de pessoas só sejam realizadas com comprovante de vacinação”, ressaltam os pesquisadores.

O cenário sergipano é de expansão da contaminação por covid-19. Nas últimas 24 horas, foram notificados 2.391 casos novos da doença, o segundo maior volume de positivos registrados em apenas um dia no estado desde o começo da pandemia. Graças à vacina, os óbitos e internações não avançam na mesma proporção.

O governo sergipano também reduziu os limites máximos de público para eventos em ambientes abertos e fechados, também a partir desta semana.

Enquanto endurece as restrições para tentar frear a pandemia novamente, o Estado busca mobilizar a parte da população que está com o ciclo vacinal incompleto ou ainda não foi tomar a dose de reforço mesmo já estando apta.

Cidades sergipanas com mais de 75% da população com D2

Graccho Cardoso 79%
Moita Bonita 77%
Nossa Senhora Aparecida 77%
Cumbe 77%
Santa Rosa de Lima 76%
Arauá 76%
Muribeca  76%
Macambira 76%
Areia Branca 75%
Itabi 75%
Nossa Senhora de Lourdes 75%
Amparo de São Francisco 75%
Itabaiana 75%