Publicada no Diário Oficial de Sergipe a Lei nº 8.881 que, oficializa o Dia Estadual da Etnia Cigana e o inclui no calendário oficial do Estado. O autor da iniciativa é o deputado estadual Iran Barbosa (PT), que por meio do Projeto de Lei nº173, aprovado na sessão plenária da Casa Legislativa, solicitou que a data ser comemorada anualmente seja 24 de maio, quando se festeja o Dia Nacional do Cigano. A sanção governamental ocorreu no dia 20 de agosto, na edição nº 28.735.

Na propositura, Iran Barbosa relatou que a escolha da data é dedicada a Santa Sara Kali, padroeira universal dos ciganos. E que no ano de 2007, essa data foi comemorada pela primeira vez, com uma programação especial realizada pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR).

“Como parte da comemoração foi lançado o carimbo e selo cigano, pelas Empresas Brasileiras de Correios e Telégrafos (ETC), em homenagem ao fato histórico da participação do povo cigano na facilitação das comunicações. Também foi feito o anúncio da cartilha de Direitos da Etnia Cigana, por meio da então Secretaria Especial dos Direitos Humanos”, lembrou.

Fonte: Alese