Em Sergipe, dez municípios estão em situação de emergência por seca ou estiagem. De acordo com a Defesa Civil de Sergipe, aproximadamente 53.674 mil pessoas estão sendo afetadas. O município de Pinhão foi a cidade mais recente que passou a integrar a lista, quando o Governo do Estado publicou no final de outubro um decreto no Diário Oficial reconhecendo a emergência da cidade em virtude da escassez das chuvas.

Veja abaixo a lista atualizada 

Os municípios que estão com decreto em vigor são: Poço Redondo, Carira, Nossa Senhora da Glória, Poço Verde, Nossa Senhora Aparecida, Gararu, Frei Paulo, e Pinhão.

Ainda segundo a Defesa Civil, os municípios de Porto da Folha e São Miguel do Aleixo estão aguardando a homologação estadual. Mas já tiveram a situação reconhecida pelo Governo Federal.

A Defeca Civil diz ainda que a Operação Carro Pipa segue desempenhando normalmente seu papel de assistir as pessoas afetadas pela seca ou estiagem. O órgão ressalta que 29.195 mil pessoas estão sendo beneficiadas pela Operação.

Importância do decreto 

A homologação pelo Governo do Estado e o reconhecimento do decreto de Situação de Emergência pelo Poder Executivo Federal tornam possível aos entes o recebimento da ajuda humanitária assistencial por meio do repasse de recursos, a exemplo da Operação Carro-pipa, que tem por objetivo a distribuição de água potável às populações que sofrem com o exaurimento hídrico.