O governador Belivaldo Chagas (PSD) comemorou o fato de Sergipe ter voltado a não registrar mortes por Covid-19 em 24 horas, segundo o boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES) deste domingo (5). O chefe do Executivo enfatizou, contudo, que o cenário da pandemia ainda precisa ser encarado com atenção.

Em uma postagem nas redes sociais, Belivaldo atribuiu o controle da doença, dentre outros fatores, à campanha de imunização, que até agora já vacinou mais de 1,4 milhão de sergipanos com pelo menos a primeira dose. 

Além do registro de óbito zero, apenas 22 novos casos da infecção pelo novo coronavírus foram notificados pela SES. A média móvel de casos e óbitos apresenta uma tendência de queda . Esse cálculo compara a situação atual da pandemia à de 14 dias atrás.

Com o surgimento de novas variantes – embora ainda não tenham sido notificados casos em Sergipe, Belivaldo lembrou que é preciso manter as regras sanitárias que visam impedir a disseminação do vírus, que já matou mais de 6 mil sergipanos desde o começo da pandemia.

Atualmente, além da proibição de eventos de pequeno porte e do limite de ocupação em estabelecimentos públicos e atividades sociais, está em vigor em todo o território sergipano o toque de recolher apenas aos sábados de 00h as 5h do dia seguinte. O comitê técnico científico que monitora a pandemia deve voltar a se reunir até o final desta semana para avaliar a situação epidemiológica do estado.

Panorama atualizado da pandemia em Sergipe 

Casos confirmados – 277.528
Óbitos – 6.000
Recuperados – 269.006
Vacinados D1 – 1.433.995
Vacinados D2 + Dose Única – 575.724