Em 14 de outubro, ocorreu a Solenidade de Inauguração da Unidade do Senac de Nossa Senhora da Glória, o Centro de Educação Profissional Maria José dos Santos “Professora Lia”. Esta é a maior unidade pedagógica do sertão sergipano e ofertará cursos de formação e aperfeiçoamento profissional para a população de Nossa Senhora da Glória e municípios vizinhos. O Prédio está localizado na Rua Manoel Francisco de Andrade, nº 100, no Bairro Silos.   

Obra de Arte de Véio

Com investimento de aproximadamente R$13,5 milhões em sua instalação, o Senac Glória conta com uma moderna infraestrutura distribuída em cerca de 4 mil metros quadrados, distribuídos em ambientes pedagógicos e administrativos. A proposta é proporcionar educação profissional de qualidade em comércio e serviços e, assim, contribuir para a inserção de pessoas no mercado de trabalho, bem como para o desenvolvimento local. O Senac Glória também ganhou uma obra de arte do artista gloriense, Cícero Alves dos Santos, “Véio”, conhecido por esculpir peças em madeira.  

Sete pavimentos, além do piso térreo, reúnem equipamentos e ambientes de aprendizagem que simulam ou reproduzem a realidade profissional. O novo prédio conta com salas de aula e laboratórios de diversos eixos pedagógicos, além de biblioteca e auditório com capacidade para até 300 pessoas. O polo tem capacidade para atender a 500 alunos nos três turnos através da oferta de cursos de formação inicial, continuada e técnicos de nível médio, nas áreas de gestão e negócios, tecnologia da informação, beleza, saúde, gastronomia, comunicação e infraestrutura, além dos cursos da Rede EAD Senac.

Priscila Felizola, Diretora Regional do Senac

A cerimônia de abertura teve início com o Hino Nacional Brasileiro e em seguida, o discurso da Diretora Regional, Priscila Felizola, que em sua fala ressaltou a emoção deste momento e toda a trajetória até a inauguração da Unidade. “Nosso objetivo é dar oportunidade para que muitas pessoas se capacitem e tenham mais condições de conquistar seu emprego e sua fonte de renda”, destacou a diretora.

Dando continuidade à solenidade de inauguração foi proferida uma homenagem ao Professor Paulo do Eirado Dias Filho, nome escolhido para o auditório. E em seguida Tiago Rangel, filho da homenageada, professora Lia, fez seus agradecimentos. “Sem dúvida nenhuma é um momento de gratidão, sentindo essa emoção de hoje em nome da minha mãe, que está sendo aqui homenageada, uma honra deixar seu nome eternizado em uma unidade que fará a diferença na vida da população do alto sertão sergipano”, disse emocionado.  

A prefeita do município de Nossa Senhora da Glória, Luana Oliveira, fez seu pronunciamento e ressaltou a importância deste momento. “A nossa Capital do Sertão está sendo palco da realização de um sonho do povo sertanejo, de ter a oportunidade de poder fazer um curso técnico e profissionalizante. Um investimento que nos enche de orgulho e que vai fortalecer Nossa Senhora da Glória como terra do conhecimento que gera oportunidade para o nosso povo! ”, pontuou a prefeita.

Na sequência discursou emocionado o presidente do Sistema Fecormécio/Sesc/Senac, Láercio Oliveira e o Governador do Estado, Belivaldo Chagas.

“O que me apaixona no Senac, é que aqui as pessoas têm condições de construir sua fonte de renda e produzir sua independência. Que deixe de depender de políticas públicas, políticas sociais, prefeitura, porque você aprendeu algo que possibilita construir sua nova fonte de renda, isso é o Senac”, pontuou o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Laércio Oliveira e completou “Feliz o homem que consegue construir sua história e deixa marcas profundas, principalmente na vida das pessoas, então por onde tenho andado, aproveitando a capacidade que o Sistema tem, com o apoio da diretoria, conselheiros, funcionários a gente consegue de fato transformar o futuro das pessoas”.

Laércio Oliveira, Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac

Já o governador elogiou todo a estrutura e o trabalho que vem sendo desenvolvido há anos pelo Senac em Sergipe, pontuou a emoção de saber que o povo do alto sertão sergipano agora terá uma unidade de formação técnica e profissional que mudará a realidade de muitas famílias. Parabenizou a todos os envolvidos e disse que o futuro começa a ser construindo agora.  

Belivaldo Chagas, Governador do Estado de Sergipe

Estiveram presentes os deputados estaduais Zezinho Sobral, Maria Mendonça, Jairo de Glória e Luciano Pimentel; o conselheiro do TCE-SE, Flávio Conceição; a vice-prefeita, Ivaneide Dantas (Nossa Senhora da Glória), os prefeitos, Zé Rosa (Siriri), Nena de Luciano (Monte Alegre de Sergipe), Zete de Janjão (Gararu), Dr. Luiz Mário (Nossa Senhora das Dores), Arakém Aragão (Graccho Cardoso), Júnior Chagas (Poço Redondo), Painho (Feira Nova) e Adaílton Sousa (Itabaiana); o ex-governador Gilton Garcia; os ex-prefeitos Heleno Silva (Canindé de São Francisco) e Chico do Correio ( Nossa Senhora da Glória) que tem uma participação muito importante neste processo de implantação do Senac Glória, deixando seu legado e sua marca; Paulo do Eirado, superintendente do Sebrae-SE; diretora regional do Senac em Sergipe, Priscila Dias Felizola; Juliana Nalone (Sesc); superintendentes federais Haroldo Araújo (Agricultura), Diogo Passos (Iphan) e Thiago Rangel (Ministério da Saúde), filho da homenageada; secretários estaduais José Carlos Felizola (Segg), José Augusto Carvalho (Sedetec), Dernival Neto (Sead) e João Eloy (SSP); Ronaldo Botelho (Fapitec); José Matos (Codise), Ivan Sobral (Faese), Goretti /menezes (Presidente da CDL/Glória), Lucas Lamonier, (Vice-Presidente da Academia Gloriense de Letras-AGL), dentre outras autoridades.

Sobre o Senac

O Serviço de aprendizagem Comercial (Senac) é uma instituição de ensino de educação profissional instituída no Brasil em 1946 com o objetivo de qualificar os trabalhadores do Setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo em todo território brasileiro.

O Senac Sergipe completará 75 anos de atuação em 10 de janeiro de 2022. A Instituição traz um legado que marca o papel da qualificação profissional de jovens e adultos para os setores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Só em Sergipe o Senac já qualificou milhares de pessoas que ingressam no mercado de trabalho formal ou que cresceram em sua profissional conciliando ações mercadológicas e de promoção social e como agente transformador da vida de jovens e adultos.

É nessa perspectiva de futuro que o Senac Sergipe chega à região do sertão sergipano, em Nossa Senhora da Glória, com o objetivo de qualificar a mão de obra de jovens e adultos do município e cidades circunvizinhas para que possam atender às demandas do setor do Comercio de Bens, Serviços e Turismo.

Momento de Descerramento da Placa de Inauguração

Com uma das economias que mais se desenvolvem em Sergipe, Nossa Senhora da Glória tem destaque na pecuária e na agricultura. Com localização estratégica, é também um polo atrativo para a área industrial e de serviços que seguem em permanente expansão.

O município, que ficou conhecido como a “Capital do Sertão”, está entre as 10 cidades com maiores participações no Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, e em sua economia o setor de serviços desponta como principal atividade, representando 82,6%, seguido da indústria com 8% e da agropecuária com 5,8%, segundo dados do Observatório do Governo de Sergipe.

Por: Egicyane Lisboa/ DRT-SE 2088

Fotos: Gisselmo Júnior e assessoria