O estado de Sergipe deve receber nesta sexta-feira (20) uma nova remessa de vacinas contra covid-19, conforme pautas de distribuição confirmadas pela Superintendencia do Ministério da Saúde em Sergipe. Ao todo, serão enviadas 61 mil doses. 

O carregamento de imunizantes deve pousar no aeroporto Santa Maria, em Aracaju, em voos comerciais previstos para 12h e 14h30. Serão 25,7 mil doses da vacina da Pfizer e 35,3 mil doses da Coronavac. 

A destinação dessas doses de imunobiológicos não foi indicada nas pautas de distribuição. O Ministério da Saúde deve emitir nota técnica com as orientações sobre qual modalidade (D1 ou D2) e também para quais grupos elas foram dirigidas.

Nas últimas semanas houve um aumento no quantitativo de doses de vacinas enviadas para Sergipe por conta de uma adequação feita pelo Ministério da Saúde no critério de divisão dos imunizantes entre os estados, para torná-la mais equiparada em relação ao total da população do que a determinados grupos prioritários, como ocorria no começo da campanha de vacinação.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, desde janeiro quase 2 milhões de doses de vacinas já foram distribuídas entre os 75 municípios sergipanos. No estado, 1,2 milhão de pessoas já receberam ao menos uma dose de vacina e, dessas, 429 mil estão com o esquema vacinal completo com as duas doses. Outras 39,4 mil pessoas tomaram a dose única.