Já está em Sergipe o novo lote de vacinas contra a Covid-19, um carregamento com 9 mil doses da Coronavac, imunizante produzido pelo Instituto Butantan em parceria com a chinesa Sinovac. A remessa estava prevista para entrega ontem à tarde, mas chegou na manhã desta quinta-feira (25). O quantitativo será utilizado para imunizar os idosos de 80 a 84 anos.

As novas doses já estão acondicionadas no Centro Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (CEADI) para posterior distribuição a todos os municípios sergipanos.

Com as 16.500 doses da vacina AstraZeneca que chegaram ontem (24), Sergipe tem 25.500 doses para serem aplicadas em idosos e profissionais da saúde.

Segundo o MS, o envio das doses aos estados ocorre de forma proporcional e igualitária, junto com as indicações do público-alvo de cada fase da campanha, segundo o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. Dessa forma, em Sergipe a distribuição será da seguinte forma:

As 9 mil doses da vacina Sinovac/Butantan devem ser distribuídas entre pessoas com idades de 80 a 84 anos. Segundo o Ministério da Saúde, a previsão é que sejam vacinados 24% do público alvo nessa faixa etária.

Já as 16.500 doses da vacina da AstraZeneca/Fiocruz devem ser distribuídas para trabalhadores da saúde e pessoas de 85 a 89 anos. “Esta remessa possibilitará vacinar 10.244 pessoas entre 85 e 89 anos, correspondente a 100% deste grupo em todo o estado, além de garantir proteção a mais 5.410 trabalhadores da saúde”, informou a SES.