Na manhã desta terça-feira (31), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Sergipe realizou uma coletiva de imprensa com o intuito divulgar o Plano de Contingência do órgão para o período de festejos juninos.

As ações serão postas em prática a partir do início de junho e seguem até o final do mês. Elas têm como foco três principais áreas: o abastecimento dos bancos de sangue do Centro de Hemoterapia de Sergipe – Hemose-, as unidades de queimados e o atendimento do Samu aos municípios do estado.

De acordo com a Secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa, a escolha dessas ações para o Plano se deve ao aumento na demanda por esses serviços durante o período junino. A secretária exemplifica que, durante o tempo em que não ocorreram festejos juninos, houve uma redução de 60% na demanda das unidades de queimados dos hospitais. Entretanto, esse cenário já retornou à normalidade este ano, demandando, assim, uma maior atenção.

Forró e vacinação

Além disso, a Mércia Feitosa aponta que um diferencial do Plano de Contingência deste ano será o foco na vacinação contra Covid-19. “A gente está com uma cobertura vacinal muito baixa ainda, e justamente entre a população de 18 a 59 anos, que é a população que está nesse movimento dos festejos. Então, a gente tem que retomar as estratégias. É fundamental para que a gente não tenha mudança nesse cenário da pandemia, que ainda não acabou”, alerta Mércia Feitosa.

Foi anunciado ainda que será realizado o segundo reforço da vacinação dos profissionais de saúde. “Essa é uma diretriz que Sergipe resolveu tomar: proteger cada vez mais nossos trabalhadores e a população”, disse a secretária.