Neste domingo, 30 de maio de 2021, Nossa Senhora da Glória amanheceu diferente. A cidade se despediu de uma das mais ilustres de suas filhas e de uma parte significativa de sua história. Nair Aragão Feitosa, Dona Nair, fez a sua passagem depois de mais de um século de dedicação a este lugar.

A antiga região denominada Boca da Mata viu nascer, em 25 de janeiro de 1920 sua ilustre filha. Dois anos depois, a povoação passou a ser chamada de Nossa Senhora da Glória. E, quando a menina Nair já contava 8 anos, também viu o nascimento da cidade, pois o povoado foi emancipado.

Filha de Manoel Josino Aragão e Tereza da Purificação Aragão. Nair Aragão Feitosa em 03 de setembro de 1950, casou-se com Pedro Alves Feitosa, primeiro Tabelião desta cidade.

Ao longo de sua jornada, graduou-se na Escola Normal, em Aracaju-SE, e foi professora, depois secretária municipal. Em 1954, abriu uma escola para ensinar bordados e crochê manuais, gratuitamente, em cumprimento à promessa feita e à cura de sua primogênita, que havia sido acometida por poliomielite aos dois anos de idade. Em 1960, tendo falecido seu esposo, Pedro Alves Feitosa, assumiu o cargo de Tabeliã do 1° Ofício do município. Mas à noite, cumprida sua jornada diária no cartório, lecionava gratuitamente em sua própria casa a adultos que não sabiam fazer o próprio nome. No final de 1988, aposentou-se.

Em 12 de dezembro de 2014, foi agraciada com o título de Membro Honorário da Academia Gloriense de Letras, ocupando a Cadeira de n° 01.

Sua história se confunde com a história do lugar. Praticamente, todas as pessoas da localidade tiveram alguma relação com a querida Dona Nair, que acolhia a todos da mesma forma amável, educada e respeitosa. Sua partida nos deixa a todos um pouco órfãos, mas sua lembrança permanecerá aquecendo nossos corações.

Deixamos nossos sentimentos a toda a família desse grande ícone.

Saiba mais sobre Dona Nair, acessando o site da AGL

https://academia-gloriense-de-letras.webnode.com/products/nair-arag%c3%a3o-feitosa-santos/

Por: Jorge Henrique, professor e Membro fundador da AGL