Sergipe já tem quatro casos da variante Delta confirmados e esse número pode aumentar nos próximos dias. O Estado tem 12 casos em investigação na Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), e dois desses, com grande potencial de ser positivo para a variante.

“Essas duas amostras são de pessoas que estiveram em local de grande circulação da variante Delta e tiveram contato com pessoas contaminadas com a nova variante”, explica Cliomar Alves, superintendente do Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen).

As amostras suspeitas de contágio pela variante Delta são enviadas para a Fiocruz para que seja feito o sequenciamento genômico, procedimento que identifica o vírus e suas variantes.

Casos de Covid-19

A quantidade de amostras enviadas diariamente ao Lacen reduziu bastante, segundo Cliomar. Diariamente o Lacen tem recebido cerca de 300 amostras e menos de 5% testam positivo para a covid-19.

“ A queda no número de casos é reflexo da vacinação, mas é preciso manter os cuidados. As pessoas não devem ter a falsa sensação de segurança, porque a pandemia não acabou”, conclui.